Blog

MentalPress 30

Como saber se meu filho tem autismo e como fazer o acompanhamento?

“Como saber se meu filho tem autismo?” é uma pergunta que está se tornando cada vez mais comum entre pais e mães. A prevalência de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentou, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde dos Estados Unidos.

Leia mais

MentalPress 30

O que é transtorno específico de aprendizagem?

O transtorno específico de aprendizagem afeta, como o próprio nome diz, a aprendizagem. O processo de aprender é composto por uma série de habilidades cognitivas as quais normalmente não damos importância: memória, raciocínio, associação, coordenação motora, comunicação e muitas outras.

Leia mais

MentalPress 30

Fuja do preconceito que pode comprometer sua saúde

Na última quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório global sobre transtornos mentais. Um título chamou minha atenção: “O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão.” Como chegamos nesta condição? Alienação? Preconceito? É muito possível que você conheça alguém que tenha algum desses problemas.

Leia mais

MentalPress 30

Quetiapina: um tratamento para transtorno bipolar

Quetiapina é um medicamento tipicamente usado por pacientes com transtorno bipolar e esquizofrenia. Ela é classificada em quatro categorias: antipsicótico atípico, antipsicótico de segunda geração, antagonista da serotonina-dopamina e, por fim, estabilizador de humor. Se você ouvir qualquer uma dessas definições, saiba que as quatro estão corretas.

Leia mais

MentalPress 30

Perda gestacional: uma dor bastante subestimada

Há uma grande dificuldade social em lidar com a morte. É possível perceber isso por meio das mortes institucionalizadas, rituais cada vez mais curtos ou inexistentes e a dificuldade em entrar em contato com sentimentos que evoquem a tristeza e a dor. Décadas atrás, o “beber o morto”, os longos velórios, os velórios em casa, todos esses rituais traziam proximidade a morte e ao rompimento. Possibilitavam a expressão da dor e uma organização emocional o que auxiliava muito no processo do luto.

Leia mais